Monday, March 26, 2007

Somos uns distraídos!

Há quanto tempo se sabe da Ota?
Há quanto tempo se não discute a Ota?
O facto é que, aliás como sempre, iniciamos a discussão fora de tempo. Valha a verdade, o anúncio do mega-empreendimento fez-se de forma confusa (propositadamente): vamos ter o melhor aeroporto do mundo e milhões de passageiros bum! bum! bum! Mas, no barulho do foguetório, uma vez mais se perdeu o norte e, passados dois três dias, adeus!
Passados uns anos (desde 1999) ressuscita-se o problema, agora envolto no drama da pressa, já que os representantes da empresa "Nem bom vento, Nem bom casamento" querem uma Ota em Madrid! Céus... e agora?
E agora, resta-nos avançar baseando-nos nos estudos preliminares já que, provavelmente, terão de se tornar definitivamente definitivos (os prazos!).
Truque? Não, à boa maneira portuguesa basta eliminar-lhes o preliminar e mudar a data.
Nada de novo na frente ocidental. Resta o que não se discute, o essencial hélas, as massas! Sim, porque nesta matéria ninguém se atreve a pôr o pescoço de fora. Desde a banca à construção civil passando por infindáveis gabinetes de projectistas (fora o resto) tudo caladinho minha gente não vá o diabo tecê-las!
No entretanto, o primeiro-ministro afirma (já sem saber o que dizer) estar farto de estudos e o ministro das Obras Públicas diz (certamente sabendo porquê) ser a Ota uma questão pessoal! No entretanto, a "engenharia portuguesa" (como se os parafusos tivessem pátria") rejubila com "obra à vista" e os contribuintes mal sonham com os amanhãs dourados com que a Direcção Geral de Impostos se prepara para os brindar.
Ufffff! No meio disto tudo já nem sei o que dizer dos sobreiros...
PCH

No comments: