Tuesday, January 29, 2008

a paciência compensa

Depois de alimentar durante várias semanas os pardais do meu terraço, eis que surge um melro curioso que também já trouxe com ele um rabirruivo. Hoje finalmente consegui captar a refeição.

Wednesday, January 09, 2008

caixas de música a cilindro




consequência das minhas pesquisas sobre pianolas e caixas de música de cilindro deparei com o mundo apaixonante destes pequenos "devices" musicais. Não são baratas. Dar quase 8.000 euros por uma pequena caixa que tem 4 músicas parece-me um exagero, mas acabei de me tornar uma curiosa destes objectos. Têm um certo sabor a infância e elegância misturado com um je-ne-sais-quoi de mistério.
Estes são alguns links às melodias disponíveis, algumas delas de notável complexidade, se pensarmos que se trata apenas de pequenas lamelas metálicas desencontradas.






fenómeno II

Uma valente constipação permitiu-me experimentar um estranho fenómeno físico.
Ao que parece a sinusite invadiu o meu ouvido provocando uma infecção. Não dolorosa, mas sensível da maneira mais estranha: de repente a minha cabeça começou a dar-me informações falsas quanto à proveniência dos sons, as distâncias, o volume dos sons...
Mas o mais curioso foi transformar toda a música num enlatado de pianola desafinada. Dei-me conta de manhã, quando liguei o rádio e não havia uma estação sintonizável: todas as músicas, especialmente as que envolviam piano, cordas e voz soavam desafinadas, "desfocadas".
Gostava imenso de conhecer a explicação científica deste fenómeno que transforma completamente a nossa percepção do som e altera a afinação do ouvido, duplicando os sons numa oitava ao lado ??

fenómeno I



Correndo o risco de entrar no domínio da caixa de bombons, não resisto a publicar esta imagem que se me apresentou fabulosa. O céu negro com abertas profundamente azuis, as nuvens iluminadas por raios de sol forte e o arco iris constituem um conjunto tão atraente que não é possível deixar de o apreciar, apesar da banalização a que está sujeita.